terça-feira, 29 de junho de 2010

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo, são muito freqüentes em nosso meio, bastando dizer que, de cada dez consultas realizadas no Brasil, duas são relacionadas a esse tipo de doença.


As DST são doenças que passam de uma pessoa para outra através da relação sexual sem preservativo, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Qualquer pessoa pode contrair essas doenças. Ao contrário do que muitos pensam, as DST podem causar doenças graves, podendo causar problemas sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros, deficiência física ou mental nos bebês de grávidas contaminadas. Além disso, quando uma pessoa apresenta uma DST tem uma chance maior de pegar outra DST, inclusive a Aids.

A maioria das doenças sexualmente transmissíveis tem cura, mas devem ser corretamente diagnosticadas e tratadas por profissionais de saúde. Siga o tratamento até o final e informe os seus parceiros que está com uma DST, evitando que o problema continue.

CONCEITO


As DST são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios. Transmitem-se, principalmente, nas relações sexuais, e são para a saúde publica um grave problema, pois:

  • Facilitam a transmissão sexual do HIV (vírus da Aids);
  • Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem levar a pessoa portadora a ter complicações graves e até a morte;
  • Algumas DST, quando acometem gestantes, podem provocar o abortamento ou o nascimento com graves malformações.
Quando não tratadas adequadamente, as DST podem causar sérias complicações, além do risco de pegar outras DST, inclusive o vírus da AIDS.
Essas complicações podem incluem:
  • Esterilidade no homem e na mulher (a pessoa não pode ter mais filhos);
  • Inflamação nos órgãos genitais do homem, podendo causar impotência sexual;
  • Inflamação no útero, nas trompas e ovários da mulher, podendo complicar para uma infecção em todo o corpo, o que pode causar a morte; 
  • Mais chances de ter câncer no colo do útero e no pênis; 
  • Nascimento do bebê antes do tempo ou com defeito no corpo ou até mesmo a sua morte na utero da mãe ou depois do nascimento.
A autora deste artigo diponibilaza de uma e-mail para comunicar-se com os interessados em maiores informações: enfermeira.enila.ariem@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opniões aqui escritas não é de Responsabilidade de Enila Ed'Azuos Ariem, e sim de quem o escreve, qualquer mensagem considerada ofensiva não sera publicada, abaixo das postagem so serão aceitos comentarios referentes à postagem, para fazer perguntas sobre outros assuntos procure o marcador "Perguntas".
Obrigado por deixar um comentario. Volte Sempre!!