terça-feira, 7 de setembro de 2010

Automedicação e seus efeitos danosos à saude

          A automedicação é uma pratica muito utilizada, quem nunca foi na farmacia da esquina disse ao farmaceutico que estava com uma indisposição e ele indicou um remedio? Ou correu ao telefone ligar para mãe, tia, avó, amiga ou conhecido que passou por uma situação parecida?tem até mesmo aquele mais comodos, metidos a farmaceuticos que você chega na casa comenta uma dor e a pessoa corre  e pega uma "caixinha" e pergunta qual remedio para dor você quer???
     Mas ja parou para pensar que Farmaceutico é uma profissão e Médico é outra? se fosse a mesma coisa um farmaceutico poderia exercer como médico e vice e versa??
    Apesar de muitos reconhecerem nesta pratica um risco, muitas pessoas recorrem a esta pratica para evitar "gastar tempo e dinheiro com médico" no entanto os remédios podem agravar a doença, mascarar sintomas, ter efeitos colaterais danosos, ou no mínimo, servir para nada.
     Embora possa parecer comodo, buscar alivio na caixinha,  ou na indicação de alguem, os riscos são muitos, os medicamentos tem intervalos e doses que devem ser respeitadas na sua administração, e o habito da automedicação pode levar à intoxicação e as vezes, muito mais comun ocorrer com antibiotico,a resistencia.
   sabe, quando você sente aquela dor de garganta e vem alguem e fala " toma um antibiotico, é tiro e querda" realmente!!!  Você começou a tomar viu que melhorou já até parou, "por que ficar bebendo remédio por uma semana se ja estou bom??" não é assim??? derrepente....... você esta muito mal da garganta, toma o mesmo remédio da alguns dias atrás mas não tem resultado!!  e lá vem a febre alta, muita dor, não dá para comer, nem trabalhar, ai você lembra do Médico, e vai ao hospital, que ironia ....se tivesse ido antes você não estaria nesta situação sabe porque? O medicamento era para ser tomado deternimada dose de aordo com um intervalo de horas por sete dias (uma semana), e agora?? Paciencia.... vamos aumentar a dose ou buscar um antibiotico mais forte que seria para um caso mais grave,  afinal, o medicamento que você tomou deixou seus virus ou bacteria mais resistentes e agora não é qualquer remédio que acaba com ele....
           Me diga quem nunca passou ou presenciou alguém passnado por esta situação???


           Abaixo esta um artigo, relacionando as classes dos medicamentos com os danos do uso indevido, publicado no site:
  Pelo:
           Dr. Abrão José Cury Jr. presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, médico assistente da Universidade Federal de São Paulo e cardiologista do Hospital do Coração, dá exemplos de medicamentos freqüentemente consumidos sem indicação médica e mostra os perigos.
            Laxante - Quando consumido indiscriminadamente pode levar a alterações intestinais. Se a pessoa estiver constipada (intestino preso), complica o quadro e pode levar à perfuração do intestino. Nos idosos, pode provocar desidratação e alterações metabólicas, colocando a vida em risco. Pessoas com tumor intestinal, em geral não diagnosticado, podem agravar a doença.
Antiácido - Muito usado para combater dor de estômago, que pode ser sintoma de úlcera, tumor, pancreatite e até de infarto do miocárdio. O uso inadequado pode retardar o diagnóstico, comprometer o tratamento e expor ao risco de morte. Antibiótico - Droga usada para tratar várias infecções, como as respiratórias, gripes e abscessos. Mesmo que a pessoa acerte na escolha, ao comprar sem indicação médica, pode errar no tipo e na dosagem, levando ao tratamento errado. Além disso, o indivíduo pode desenvolver resistência à droga e quando for realmente necessária, não terá efeito.            Xarope - A tosse pode ter várias causas, como infecção viral ou bacteriana, alergia, refluxo da hérnia de hiato e câncer das vias respiratórias. O xarope pode mascarar o sintoma, permitindo que a doença evolua sem controle, pode piorar o problema ou não ter efeito algum.
          Aspirina - Reconhecida como droga que previne o infarto, só pode ser consumida com indicação médica, mesmo no controle de outras doenças, porque tem efeitos colaterais importantes, podendo provocar problemas de estômago e hemorragias. Pode ser fatal se usada para combater a dengue.
           
Colírio - Sem indicação médica, a única coisa que se pode passar nos olhos é água limpa. Os colírios têm princípios ativos variados, como corticóides e antibióticos, podem mascarar ou exacerbar doenças e se a pessoa tiver problemas prévios, como glaucoma, pode agravá-los.
          
        Remédios naturais - Todos os medicamentos, sem exceção, têm efeitos colaterais e podem provocar riscos à saúde.
        Vitaminas - Só devem ser tomadas quando há uma real necessidade até porque algumas, dependendo da dose, podem provocar doenças. A vitamina C, por exemplo, provoca distúrbios gastrointestinais e cálculo renal. A vitamina A, quando consumida por crianças, pode provocar hipertensão craniana.
        
          Cremes e pomadas - Muitas pessoas cometem o erro de achar que existem cremes e pomadas que tratam tudo, o que está errado porque cada um tem uma indicação adequada. O uso indiscriminado pode mascarar doenças, como câncer de pele, pode provocar dermatite de contato, ou pode não ter efeito.
       Suplementos alimentares - Podem ter efeitos tóxicos, ou não fazer nada. Estudos em andamento, relacionam os suplementos com o desenvolvimento de arritmias cardíacas e com morte súbita.
       Casamento de remédios - Algumas pessoas, ao acharem que estão com gripe, por exemplo, ingerem xarope para a tosse, que piora a secreção pulmonar, descongestionante nasal, que nos casos de sinusite e pneumonia piora o quadro, e injeções à base de eucalipto, absolutamente inúteis. Além disso, tudo junto pode provocar reações alérgicas e até choque anafilático.
"É importante que as pessoas saibam cuidar melhor da saúde, conheçam o risco da automedicação, valorizem mais o conhecimento médico e o ideal é que todos os medicamentos sejam vendidos apenas com retenção de receita", finaliza o dr. Abrão José Cury Jr.


       


FICA AI ALGUMAS DICAS

  • Ao sentir alguma dor ou indisposição, esqueça a caixinha de remedios, os conselhor de amigos e parentes e principalmente do balconista da farmacias, vá ao medico, ele passou anos na faculdade e é quem esta capacitado para descobir e medicar em qualque situação.

  • Ao consultar um médico, informe à ele remedios que ja toma, e se usa alguma droga seja ela liciata ou ilicita, em grande, pequena quantidade ou se apenas ocasionalmente.

  • Se sobrar medicamento de uma consulta não tome sem que o seu médico saiba caso sinta os mesmo sintomas, isso pode mascarar uma recaida deixando você mas debilitado retardando sua volta ao médico.

  • Cuidado com medicamentos que sobram na caixa após o fim de um tratamento se seu médico for repetir o tratamento com a mesma medicação, ele pode estar vencido.

  • Se você faz tratamento regularmente mais atenção ainda, o uso de outras combinações pode cortar o efeito de medicamento que você toma ou dar uma intoxicação.

  • Siga as recomendações médicas e não mecha na dose sem que ele sabia, afinal, algume médicamentos demoram um pouco para fazer efeito isso é normal.




ESPERO QUE ESTA ARTIGO SIRVA PARA CONSCIENTIZAR DOS RISCOS QUE A AUTOMEDICAÇÃO PODE ACARRETAR, AFINAL, NÃO É PARA INFEITE QUE NAS BULAS VEM ESCRITO "USO COM PRESCIÇÃO MÉDICA".


A autora deste artigo diponibilaza de uma e-mail para comunicar-se com os interessados em maiores informações: enfermeira.enila.ariem@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opniões aqui escritas não é de Responsabilidade de Enila Ed'Azuos Ariem, e sim de quem o escreve, qualquer mensagem considerada ofensiva não sera publicada, abaixo das postagem so serão aceitos comentarios referentes à postagem, para fazer perguntas sobre outros assuntos procure o marcador "Perguntas".
Obrigado por deixar um comentario. Volte Sempre!!